Infelizmente, na PUC-RS o DCE não conduziu o processo como deveria. Faltou democracia e clareza. Esse é apenas mais um capítulo na história de um DCE que não têm atuado como deveria.
Diante desse histórico de oportunismo no movimento estudantil de sua universidade, os estudantes da PUC-RS iniciaram um protesto contra a direção de seu diretório. Estavam exercendo seu direito constitucional à cidadania, ao exigir de seu órgão de representação estudantil o cumprimento do seu papel. Nesse contexto, no dia 13 de Junho quatro estudantes, mulheres, foram covardemente agredidas por membros do DCE.
Queremos destacar que o DCE-FURG se solidariza com essas estudantes, e junto aos movimentos estudantis de todo país repudiamos a falta de democracia na Pontifícia Universidade Católica e a violência desnecessária que se sucedeu - banhada de covardia e machismo.
Defendemos um movimento estudantil transparente e plural, digno das demandas dos estudantes brasileiros. Esperamos providências para que os alunos daquela instituição tenham respeitado o seu direito à cidadania.
“Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.”
Ernesto “Che” Guevara.
Diretório Central dos Estudantes da FURG - Gestão “É Proibido Estacionar”
A Vergonha na PUCRS
ResponderExcluirMais uma vez a Pontifícia Universidade católica do Rio Grande do Sul protagoniza juntamente ao seu “DCE” um episodio que toma algumas linhas das páginas policiais. Novamente as eleições no diretório acadêmico da Universidade geraram polemicas e pancadarias. Os motivos pelos quais isso acontece não são novidades. Há quase vinte anos o DCE da PUC tem sido comandado por um grupo de pessoas ligadas a partidos políticos e que tem utilizado de táticas muito sujas para se manter no poder.
Na semana passada três estudantes (mulheres) foram covardemente agredidas em uma tentativa de votação no prédio 15 da Universidade.
Não é novidade que estes atos aconteçam, tendo em vista que a algumas eleições o grupo detentor do poder na PUC vem se fazendo vencedor através da força bruta, utilização de obstrução de votos, manipulação, criação de chapas falcas para confundir os eleitores, e até mesmo de ameaças de uso da violência.
A reitoria? Não, a reitoria não faz nada, não toma providencias, não se manifesta e ainda é conivente com esses abusos. A policia se faz presente dentro do campus da Universidade a toda tentativa de democratização da entidade estudantil que deveria representar os alunos de forma clara e honesta, mas não passa de um cabo de iniciação política da pior espécie.
Os alunos? Os alunos (a maioria) não estão nem ai pra isso. Estão pagando suas mensalidades às cegas, pois afinal seus pais é quem bancam na maioria dos casos. Não estão nem ai para nada, para os futuros políticos corruptos que estão se formando bem no nariz de todos.
A bandalheira do DCE da PUCRS demonstra perfeitamente a desconsideração da sociedade civil como um todo pelo bem comum, seja ele fornecido pelo governo ou pela iniciativa privada.
A vergonha é o slogan do DCE na PUCRS e parece que este slogan rende muito aos seus administradores, pois estes alem de não largarem o osso, ainda intimidam e agridem alunos covardemente levando o medo político a uma instituição de ensino superior com milhares de alunos.
Até quando a reitoria e os alunos serão coniventes com essa bandalheira dentro da universidade? Não sabemos, não sabemos quem ganha o que com isso, por que ganha e quanto ganha. O que todos os estudantes que procuram viver em uma sociedade mais pacifica e democrática sabemos é que existe uma instituição no Rio Grande do Sul que está vivendo sobre a ditadura de um DCE e isso, por mais estranho que pareça infelizmente é verdade.
Penso que cabe ao DCE-FURG assumir o seu apoio junto aos movimentos de luta contra a opressão do atual DCE da PUCRS em defesa da democracia e liberdade politica. Segue o Blog dos estudantes.
http://movimento89dejunho.wordpress.com/about/#comment-221