O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande, entidade representativa dos acadêmicos de Graduação, vem a público esclarecer as atividades decorrentes da deflagração da greve estudantil.
Nessa segunda-feira (21), em torno de mil estudantes lotaram o Centro de Convivência (CC) do Campus Carreiros da FURG, para uma Assembleia Geral, principal instância de deliberação do DCE. Na oportunidade aprovou-se, por ampla maioria dos presentes, o apoio ao movimento de greve dos professores da FURG, a deflagração de uma greve dos estudantes da FURG e a realização de um primeiro ato do movimento dos estudantes, realizado nessa terça-feira (22), às 8h, no prédio da Reitoria.
Após a Assembleia, centenas de estudantes rumaram à Reitoria para uma ocupação simbólica, reforçando as pautas aprovadas pelos estudantes. Todas as reivindicações levantadas são legítimas, porém afirmamos que, neste momento, a principal pauta para os estudantes é o reconhecimento, por parte da Administração Superior da FURG, da greve dos acadêmicos, com a suspensão do atual calendário de aulas, com garantias de abono de faltas e o direito de poder realizar provas e trabalhos dados durante esse período.
Informamos que não havendo greve dos professores, não haverá objetivo para manutenção da greve estudantil. A entidade respeitará a decisão dos estudantes em todas as Assembleias Gerais realizadas, sendo as mesmas avisadas com antecedência conforme prevê o regimento da entidade. Reforçamos a defesa por uma greve geral, que tenha a adesão de todos, pois entende que com um movimento forte seja possível mostrar a força das reivindicações, sem prejuízos com a fragmentação do movimento.
Sobre as outras demandas dos estudantes, estamos lutando desde o ano passado para atender as principais reivindicações. No dia 16 de maio, encaminhamos, em reunião com o Reitor, uma carta de reivindicações, contemplando diversas demandas.
Diretório Central dos Estudantes - FURG
Gestão “É Proibido Estacionar”
Nenhum comentário:
Postar um comentário