sábado, 3 de outubro de 2015
NSE-FURG
O DCE-FURG, gestão Reação – Por um novo DCE, divulga o cumprimento de mais uma de suas propostas de campanha: a elaboração, apresentação e encaminhamento para execução do NSE-FURG, Núcleo de Saúde do Estudante - FURG. O NSE-FURG foi uma proposição surgida do diagnóstico de desequilíbrio entre o alto e crescente número de alunos da Universidade acometidos por transtornos psiquiátricos e repercussões psicológicas e a oferta de atendimento e suporte a esses discentes. Além de seguir uma tendência mundial, quadro que se repete na FURG, a situação foi agravada pelo perfil dos alunos que passaram ingressar na Universidade nos últimos anos: oriundos de localidades mais distantes, com maiores diferenças culturais e maiores dificuldades de adaptação.
O relevante atendimento em Psicologia fornecido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e pelo próprio curso de graduação na área não são suficientes para atender a demanda existente, gerando tempo de espera significativo para atendimento. Quanto à Psiquiatria, nem sequer há o serviço disponível, mesmo com esforços da Universidade para oferecê-lo, sem sucesso. Assim, o DCE-FURG, em conjunto com a o HU-FURG e a Universidade, elaborou o projeto NSE – FURG, com previsão inicial de 7 atendimentos diários para Psicologia e 3 atendimentos diários para Psiquiatria, no espaço do Hospital Universitário (HU-FURG). Até a adesão à EBSERH, o Hospital não contava com recursos suficientes para a contratação desses técnicos. Entretanto, no contexto da adesão já formalizada do HU a essa nova estrutura, a carga horária dos profissionais necessária ao projeto já foi incluída no dimensionamento de cargos finalizado para a realização do primeiro concurso EBSERH para o HU, com realização prevista para novembro ou dezembro de 2015.
O membro representante do DCE na Comissão de Transição EBSERH/HU-FURG, Fernando Uberti Machado, apresentou o projeto a todos os componentes do espaço, entre eles o Vice-Reitor, Professor Danilo Giroldo, e a Diretora do HU, Professora Helena Vaghetti. A primeira atribuição da Comissão era a definição do quantitativo de cargos disponível para cada área no concurso a ser realizado ainda esse ano. E inseriu-se o projeto nesse dimensionamento, no âmbito da Unidade de Atenção Psicossocial. Posteriormente, em reunião com a Reitora, Professora Cleuza Dias, Vice-Reitor e Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Professor Vilmar Pereira, debateu-se sobre as formas de implementação após a finalização da contratação dos profissionais, via concurso EBSERH.
É importante ressaltar que o NSE-FURG ainda não está em funcionamento, mas encaminhado para implementação a partir da contratação dos profissionais, o que deve ser consolidado até março de 2016. Algumas alterações pontuais podem ser feitas no projeto, como a questão da não presença de alunos nos atendimentos (em estudo de viabilidade jurídica) e as formas de triagem, a princípio por meio de análise e encaminhamento da PRAE, promovendo a manutenção da necessária interface entre Hospital e Universidade.
Acreditamos ser a iniciativa fundamental no sentido de complementar o atendimento já existente, reduzir o desequilíbrio entre a demanda e oferta desse suporte aos nossos estudantes e qualificar o processo (com a inserção da possibilidade de atendimento também por profissionais da Psiquiatria). Além disso, viabilizar um pouco mais de atenção a essa que é uma das grandes problemáticas da saúde atualmente: a epidemia de transtornos relacionados à Saúde Mental, causando prejuízos à vida e ao desempenho acadêmico de inúmeros de nossos estudantes. O DCE-FURG agradece à Direção do HU-FURG, nas pessoas das Professoras Helena Vaghetti e Susi Lauz, sempre dispostas a contribuir com as causas estudantis, assim como à PRAE e à Reitoria, parceiras nesse processo de busca por mais saúde aos nossos estudantes.
Reação – Por um novo DCE
http://www.porumnovodce.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário