terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Campanha para melhoria no Transporte Coletivo


Estudantes da FURG,

Como de costume, os primeiros dias de aula estão sendo um transtorno no que tange ao Transporte Coletivo. Problemas de superlotação, horários não cumpridos e longas esperas. Tudo isso é percebido nas linhas P-14 FURG (que faz ligação com a área Central de Rio Grande), Cassino, Parque São Pedro e Parque Marinha.

Diante do fato que muitos estudantes não conseguem realizar denúncias através do instrumento oferecido, o telefone 156 da SMSTT (Secretaria Municipal da Segurança, dos Transportes e do Trânsito), por não serem atendidos, solicitamos à vocês que colaborem e compartilhem a seguinte ideia:

Pedimos aos estudantes que pegarem um ônibus superlotado, esperar durante um longo tempo nas paradas, perceber o não cumprimento de algum horário ou qualquer outro descaso relativo ao transporte coletivo, a produção de provas (foto ou vídeo) junto de um depoimento. Após, envie ao e-mail dce@furg.br com o título: Descaso no Transporte Coletivo. Vale lembrar a necessidade de colocar o nome e o curso no depoimento, além do horário em que ocorreu o problema e o prefixo (número) do ônibus.

Estaremos tomando todas as providências possíveis com esse material. Ao fim de cada semana enviaremos denúncia ao Ministério Público e também faremos com que os relatos cheguem à Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da Câmara Municipal de Vereadores, que está averiguando os problemas relativos ao tema. Faremos com que tenham as provas que tanto dizem precisar para tomar providências.

Para que de certo, precisamos da colaboração de todos. Seguimos na luta por um transporte de qualidade aos estudantes!

Diretório Central dos Estudantes da FURG - Gestão “É Proibido Estacionar”

2 comentários:

  1. Na segunda-feira, passei mais de vinte minutos na parada e só consegui embarcar porque desconfiei de um ônibus em que dizia ESPECIAL e estava parado fora da parada esperando o cobrador(Posto do Tigre), como vi muitos alunos de mochilas, corri até ele e perguntei se era FURG, o motorista confirmou e eu entrei, mas o que me deixou irritada foi foi no Pavilhão 4, onde um jovem não conseguiu passar a tempo pela catraca, pois havia muitos alunos descendo e o motorista chamou-o de "boca aberta". O pior é muitos alunos ouviram e ninguém falou nada. Eu ainda "resmunguei", mas não me estendi muito, pois já tinha reclamado da super lotação e do atraso. É revoltante ver a individualidade dos estudantes, ouvir esse tipo de coisa e não reagir, andar feito sardinha em lata todos os dias e não ter coragem de levantar a voz. Não tenho mais coragem de reclamar sozinha, me olham como se eu estivesse "pagando mico". Tenho a impressão de estar estudando em uma universidade de robôs, todos comandados pela Noiva do Mar.

    ResponderExcluir
  2. Observando ainda agora no site da Viação Noiva do Mar, me deparo com a grade de horários constando os seguintes horários: 06:58, 07:00, 07:03, 07:05, 07:10, 07:15 e 07:20. Porém me questiono, por que fiquei na parada de ônibus das 06:55 até as 07:25 e somente nesse último horário citado que passou o ônibus, lotado, como se os estudantes fossem sardinhas enlatadas? Seria essa uma retaliação vinda de nosso prefeito, devido a tantos posts no facebook dizendo que ele deveria usar o coletivo nos horários de mais movimento? Seria um pensamento no estilo "Já que reclamam do horário de movimento, mando tirar os ônibus desse horário para verem o que é bom"? Ou será que os ônibus mudaram seu itinerário e eu não fiquei sabendo? Dúvidas cruéis que pairam sobre a minha mente.

    John Peter Ayres Pires - Letras Português Inglês.

    ResponderExcluir