terça-feira, 10 de julho de 2012

Conhecendo a Greve Estudantil da FURG.


No histórico dia 21 de Maio de 2012 mais de 1500 estudantes reunidos no centro de convivência deflagraram a greve dos estudantes de graduação da FURG.
A greve, puxada pelo DCE e de tod@s os estudantes, tomou grandes proporções e foi a grande responsável pela greve dos professores da nossa universidade ser uma das mais fortes do país.
Nesse momento também o movimento estudantil da universidade entrou em grande efervescência com a forte atuação de Centro e Diretórios Acadêmicos, movimentos autônomos e coletivos que ocuparam a reitoria, fizeram passeatas, oficinas e outras diversas atividades.
Conheça agora a pauta de greve aprovada em assembleia e participe você também desse momento!

Pauta Nacional
1. 10% do PIB para Educação Pública;
2. Auditoria e renegociação da Divida Interna;
3. Auditoria e renegociação da Divida Externa;
4. Suspensão da MP 568/2012;
5. Direito das Comunidades Acadêmicas de eleição para escolha de reitoria e coordenações das unidades de gestão suprimindo a simples consulta; fim da lista tríplice e eleição direta para reitor em cada IFES, através do voto universal e unitário;
6. Paridade para representação estudantil nos conselhos das IFES;
7. Representatividade estudantil nos processos de seleção de professores sejam, contratados ou efetivos;

Pauta Local
1. Demandas Infra estruturais

a) Mais horários de micro ônibus e a criação de horários de micro ônibus nos finais de semana;

b) - Aquisição de um novo ônibus para prestar o serviço de transporte interno do Campus Carreiros, visto que os microônibus já não conseguem atender satisfatoriamente a demanda da comunidade universitária em todos os horários;

- Aquisição de um ônibus próprio da Universidade para viagens, como exemplo do carro nº 3 do patrimônio da FURG, possibilitando independência na utilização do mesmo em eventos, atividades acadêmicas, científicas, saídas de campo e representativas, como ocorre na UFRGS, UFPEL e Instituto Federal.


c) Criação de uma linha da FURG pra transporte entre o Campus Cidade, Campus Saúde e Campus Carreiros);

d) Criação de linhas de micro ônibus que atendam as comunidades das imediações dos Campi;

e) Ampliação dos acervos das bibliotecas da Universidade com participação dos estudantes, maior número de armários na biblioteca central e discussão dos critérios para exemplares únicos, além de possibilidades alternativas do pagamento de multas por atraso, por exemplo, doação de alimentos, artigos, apresentações artísticas, livros usados, excluindo a multa pecuniária.

f) criação de lista de pedido de livros feita pelos estudantes, utilizando a verba não usada pelos pofessores para a compra dos mesmos, após votação dos mais citados.

g) Acessibilidade universal da comunidade às bibliotecas setoriais e estruturação das mesmas

h) Implantação de armários na Universidade;

i) Construção de mais estruturas de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais;

j) Ampliação das coberturas das calçadas do Campus Carreiros;

k) Ampliação das Ciclovias de forma estratégica, consultando grupos de estudos e com participação efetiva dos estudantes em geral da universidade, no Campus Carreiros;

l) Melhorias na Iluminação do Campus Carreiros;

m) Maior autonomia dos estudantes para intervenções artísticas ;

n) Desenvolvimento de biocronstruções e ações agroecológicas nos espaços dos Campi;

o) Melhorias dos ambulatórios para atendimento de emergência nos Campi da Universidade e presença de médicos e ambulância em todos os turnos;

p) - Criação, por parte da FURG, de novos espaços e a abertura de nova licitação para o serviço de prestação de fotocópias - visando melhor atendimento aos alunos, preços mais justos e fim do monopólio de empresa;

q) Adequação e criação de espaços para CA’s e DA’s com planejamento feito pelos estudantes


2. Politica Participativa dos Estudantes para Gerenciamento e Gestão Universitária:

a) Participação estudantil nas discussões e reformulação do Plano Diretor da FURG, bem como em suas modificações, e disponibilização do mesmo no site da Universidade;

b) Inclusão de clausula em editais de licitação e nos contratos de prestação de serviços que disporem sobre o Restaurante Universitário, para a obrigatoriedade de no mínimo de 30% de compras de insumos sejam oriundas de cooperativas populares e economias familiares com preferencia aos alimentos hortifrutigranjeiros de origem orgânica. E, consideração das necessidades nutricionais de vegetarianos no cardapio;

c) Representatividade estudantil nos processos de seleção de professores sejam, contratados ou efetivos;

d) Discussão de um Plano de Mobilidade Interna no Campus Carreiros com ênfase no uso de: 1. Bicicletas; 2. Meios alternativos de transporte;

e) Negociações dos critérios para abonos de faltas, questões extraordinárias e requerimento para a realização da segunda chamada de provas e trabalhos, e discussão sobre a questão da frequência mínima obrigatória mediante os paradigmas educativos e pedagógicos emergentes;

3. Representação da Universidade em Questões que Afetam os Estudantes e a Comunidade Local

a) Negociação junto às empresas de transporte e prefeitura municipal em prol do direito dos estudantes em utilizar os cartões de transporte estudantil após a meia-noite em todas as linhas, domingos, feriados e férias.

b) Rechaço a implantação da Empresa Brasileira de ServiçosHospitalares - EBSHER como forma de gestão no Hospital Universitário Miguel Riet Corrêa Júnior; e suspensão imediata de qualquer impedimento à contratação de servidores federais

c) Garantia de amplo debate sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), antes de tomada qualquer decisão sobre a mesma.


4. Assistência Estudantil
a) Incluir bolsa permanência e subsídios para estudantes que estão realizando o segundo curso de graduação e para os estudantes de pós-graduação (lato senso e stricto senso);
b) Aumento de profissionais e serviços odontológicos;

c) Não exclusão de estudantes por reprovação do auxílio estudantil;

d) Ampliação do atendimento psicológico a todos os cursos, e em todos os campi, sem prazo limite, com contratação de novos profissionais para o NAE;

e) Problematização dos direitos e das garantias dos estudantes quanto a bolsas e estágios remunerados;

f) Aumento urgente do quadro de servidores da Universidade para que seja garantido os direitos de estagiários e iniciantes científicos para que estes não desempenhem as funções dos servidores;

g) Criação de uma Câmara de Ética, com participação dos estudantes, para dispor sobre as questões de bolsas e estágios;

h) Realização das entrevistas e do processo de seleção de benefícios da assistência estudantil em dezembro, para agilizar os processos burocráticos e reduzir os ônus e as preocupações dos estudantes que tendem a ficar os primeiros meses do ano letivo sem apoio da assistência estudantil.

i) -Implantação de um "Auxilio Xerox", incluído no Programa de Assistência Estudantil.

j) - Implantação de um "Auxilio Xerox", incluído no Programa de Assistência Estudantil

k) - Redução do Valor da refeição do RU a partir de uma cobertura maior por parte da FURG do subsídio parcial, levando o estudante a pagar um valor abaixo dos atuais R$2,50. Lembrando que temos um dos Restaurantes Universitários mais caros do Estado. E unificação dos tickets refeição para todos os RU’s.

l) Estruturação da Assistência Estudantil nos outros Campi

m) Aceleração das obras da nova casa do estudante

n) Aumento no valor e distribuição das bolsas permanência, a fim de buscar uma equivalência com as demais bolsas, a exemplo da CNPQ, e aumento do valor disponibilizado para assistência dentro da FURG.


5. Politicas afirmativas

a) Participação dos estudantes nas discussões da implantação de Politicas Afirmativas e implantação de estratégias de sensibilização da Comunidade Acadêmica diante do tema, com objetivo específico de facilitar os diálogos e vivencias em grupos com as diferenças culturais, econômicas e étnicas e efetivar a sensibilização da comunidade acadêmica, através de cursos, palestras e outras atividades como parte do calendário da universidade;

b) Incluir os temas: Cultura Popular; Filosofia; Teorias do Currículo e do Conhecimento nos currículos de todos os cursos de graduação e pós-graduação;

c) Criação de um fundo específico para apoio a palestras e oficinas ministradas por grupos minoritários e grupos culturais de resistência;

d) Criação de vagas de graduação e pós-graduação específicas para Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais;

e) - Criação de um Núcleo de Assistência às opressões, composto por uma ouvidoria para casos de homofobia, racismo, machismo e demais formas opressoras, e que através desse núcleo os estudantes possam ser encaminhados para acompanhamentos psicológico específico bem como para Assistência Jurídica caso necessário;

f) - Postura de conscientização e combate às opressões por parte da FURG





6. Gestão Ambiental

a) Implantação de uma Comissão de Gestão Ambiental composta por estudantes, professores e servidores com atuação direta no Plano Diretor dos Campi, na Gestão da Prefeitura do Campus Carreiros e no modelo de contrato de licitação de obras;

b) Implantação de uma Política de incentivo ao Transporte Solidário (facilitação da carona) junto a Comunidade da FURG;

c) Implantação de um Projeto Paisagístico funcional, com a participação dos estudantes, professores e servidores, que priorize espécies de plantas nativas e a preservação das existentes do Campus Carreiros;

d) Implantação efetiva de áreas de preservação ambiental permanente no Campus Carreiros, uma vez que elas já existem;

e) Implantação efetiva de um Plano de Segurança do Trabalho incluindo os laboratórios onde há aulas práticas e as atividades de bolsistas e estagiários;

f) Implantação de um Plano de Controle e Monitoramento de Resíduos Sólidos, Laboratoriais e de Saneamento do Campus Carreiros e Hospital Universitário, com participação dos estudantes;


7. Transparência

a) Introdução no Regimento da Universidade de uma política de transparência específica para a FURG;

b) Disponibilização no site da Universidade, nos sites institucionais e em painéis as receitas e gastos dos Institutos, Cursos, Programas de Pós-Graduação, Laboratórios e Pro–reitorias, incluindo detalhamento dos orçamentos dos projetos em desenvolvimento e demais despesas;


8. Educação Para Cidadania

a) Inserção de oficinas e mini-cursos com fluxo contínuo sobre o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) no PPP, PDI e no calendário Acadêmico da Universidade;

b) Inserção de oficinas e mini-cursos com fluxo contínuo sobre a questão das relações entre Divida Interna e Divina Externa e financiamento da Educação Pública no PPP, PDI e no calendário Acadêmico da Universidade;

c) Efetiva indissociabilidade dos eixos Ensino-Pesquisa-Extensão, subordinando a produção científica ao interesse social;

d) Autonomia para os estudantes proporem e gerirem projetos de extensão e seus recursos;







9. Específicas

a) Manifestação do Conselho Universitário e da Reitoria da FURG quanto à carta enviada pelo Programa de Extensão Comunidades FURG – MEC/FURG/COMUF sobre a homofobia e o racismo na FURG;

b) Estender os benefícios estudantis aos polos de educação a distancia e campus em municípios que não sejam Rio Grande;

c) Manutenção ou troca das estufas do Laboratório da EQA;

d) Apoio à assessoria Jurídica para os Estudantes;

10. Licitações e Contratos

a) Implantação de uma comissão de gestão e gerenciamento de licitações de prestação de serviços de limpeza, concessão dos xerox, R.U., com participação dos estudantes;

b) Implantação de um sistema de controle e gerenciamento de obras e serviços já licitados, por meio de mecanismos de monitoramento da sua execução nos Campi da Universidade, com participação dos estudantes, técnicos e professores;

c) Problematização das práticas trabalhistas exercidas pelas empresas prestadoras de serviços junto a Comunidade Estudantil;



11. Casas do Estudante

a) Autonomia dos estudantes da casa para escolher os horários de visita;

b) Inserção da Comunidade no contexto de eventos dentro da casa;

c) Disponibilizar ônibus para transporte da Casa do Bolaxa para a Universidade com horários que sejam flexíveis;

e) Implantação de um atelier artístico;

f) Implantação de uma enfermaria com kit de primeiros socorros;

g) Autonomia para manifestações artístico culturais nos espaços da Casa e promoção de múltiplas linguagens;

i) Ações de alimentação vegetariana através, dentre outros meios, da parceria da universidade com produtores da região fomentando a agricultura familiar e a agroecologia ;


i) Manutenção de uma lavanderia na casa do Bolaxa que atenda a demanda dos moradores;

j) Autonomia para cultivo de hortas no espaço da Casa;

n) Aquisição de ferramentas para manutenção das bicicletas existentes e aquisição de novas bicicletas;

o) Manutenção da infraestrutura das Casas;

p) Promoção de cursos de alimentação saudável;

q) Apoio nos materiais de limpeza e higiene;


s) Participação dos moradores nas decisões administrativas deliberadas sobre as Casas e a democratização do modelo de gestão junto a Universidade;

t) Internet que atenda as demandas dos moradores;

u) Aquisição de impressoras.


Pautas dos Estudantes do Campus Saúde:



◦ Específicas FAMED
- Climatização das salas; (As salas não tem ventilador e as janelas não se mantem abertas)
- Laboratório da Informática do Campus Saúde para a disciplina Informação e Ciências da Saúde;
- Maior número de disciplinas optativas e a reativação da cadeira de Libras;
- Déficit de professores das seguintes matérias: Neurologia, Dermatologia, Radiologia, Semiologia, Anatomia e Pediatria.
- Falta de peças anatômicas, bem como manutenção e infraestrutura inadequadas das já existentes;
- Faltam livros atualizados, biblioteca defasada e com poucos exemplares;
- Anulação da MP n° 568/2012;
- Melhoria no acesso do Campus Saúde à internet;
- Aumento do número de salas;
- Ampliação do horário da internet da Biblioteca (incluído o horário do almoço);
- Ampliação do horário do xerox (incluído o horário do almoço);
- Melhoria da estrutura de Técnicas Operatória métodos alternativos que não utilizam animais;
- Aumento do número de cadeiras no Laboratório de Histologia, estudantes estão acompanhando as aulas em pé;

◦ Específicas HU
- Falta de busca de alternativas para não depender de serviços terceirizados;
- Não funcionamento noturno da farmácia;
- Falta de preceptores na clínica e na cirurgia;;

9 INFRA-ESTRUTURA:
- Aparelhos estragados (ultrassom, endoscópio, oftalmoscópio);
- Atraso nas obras do CO
- Atraso da abertura da UTI pediátrica;
- Falta de higiene, em geral;
- Leitos nos corredores do pronto socorro;
- Exames laboratoriais extraviados ou errados;
-A “sala séptica” para determinados pacientes é improvisada (anteriormente era um banheiro);
- Alagamento de diversos setores do hospital (principalmente no CO);

9 SEGURANÇA
- Entrada e saída do hospital sem controle;
- Falha no sistema de prevenção e punição de falhas técnicas de alguns profissionais;

9 MATERIAIS
- Faltam : luvas, biombos, cadeiras de roda que caibam nos banheiros, macas, medicações.

9 ASSISTÊNCIA
- Falta de condições adequadas para atendimento psicológico e informações de certos diagnósticos aos pacientes.

2 comentários:

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  2. Greve puxada pelo DCE? Pq os membros do Diretório Central dos Estudantes da FURG sempre usam palavras pra se vangloriarem e subirem em cima da luta de todos os 1000 estudantes que estavam presentes (que segundo esse blog agora são 1500, depois de um tempo o numero subiu em um terço, como assim???)... O DCE chamou a Assembléia e ela escolheu suas ações,ninguém foi puxado a nada, afinal, ser estudante universitário não é ser uma carga que precisa ser puxada (esse é o pensamento do transporte público), ser universitário é ser cidadão tb, e querendo ou não ainda vivemos em um Estado de Direito, em uma Democracia, com uma Constituição que legitima que é livre a manifestação do pensamento, portanto, quem decide é a maioria, por voto, o DCE querendo ou não.
    Na Assembléia, do levante de 21 de maio, (onde ocupamos o prédio da reitoria da FURG na sequência da Assembléia, onde saimos gritando palavras de ordem em catarse, como em um efeito multidão, ato que emergiu na hora, sem líderes, sem bandeiras, e quase 500 estudantes foram lá reclamar e reivindicar mudanças e melhorias nas suas vidas, nos problemas enfrentados no dia-a-dia da universidade)a proposta da mesa, formada por representantes da diretoria do DCE era deixar para nos reunirmos em frente a reitoria no outro dia... Portanto saliento aos leitores desse blog e estudantes da FURG, que essa greve não é unificada, e nunca foi. O Coletivo Enois!!! Lute!!! está na greve, mas nunca concordou com as posturas do DCE, quase sempre votamos ao contrario pois acreditamos em uma forma alternativa de viver a universidade, onde a extensão seja prioridade, onde a comunidade esteja presente e se empodere daqueles espaços que são de tod@s, acreditamos em um ensino pública e gratuita que não contemple só uma pequena parcela da elite, mas toda as classes sociais. Acreditamos também em uma qualidade para tod@s e não nesse modelo de qualidade do capital e do mercado. Dessa maneira, podemos entender que essa greve tem dois lados bem claros, governistas x não governistas, e como prova disso citamos o Congresso Nacional de Entidades Gerais, onde os membros do DCE defenderam e votaram na ampliação de vagas pro REUNI e PROUNI (fato que sucateia ainda mais a universidade pública, uma vez que não temos quadro docente nem estrutura pra mais vagas nas publicas, e o Prouni é o próprio fim da universidade pública, pois defende a compra de vagas nas privadas, favorecendo o mercado da educação), além de 10% do PIB pra educação de modo geral, "esquecendo" do pública, pra não contrariar as medidas do governo federal, atualmente gerido pelo Partido dos Trabalhadores, que é conveniado com a União Nacional dos Estudantes, a mesma que organiza o CONEG e em sua maioria é formada pela União da Juventude Socialista/ Partido Comunista do Brasil (que de comunista não tem nada), portanto, são governistas e não querem romper com o governos e os privilégios do poder.
    Por fim, saliento que o Coletivo Enois!!! Lute!!! luta pelo ensino gratuito em todas as esferas, seja básica, fundamental, graduação, ou pós stricto sensu ou lato sensu, fato que a muito parece está esquecido das lutas nacionais. Portanto a greve compostas por diferentes estudantes da FURG, ela é pluri, com multi interesses e reivindicações. A greve não tem dono, nem líderes, a greve é dos estudantes!!!

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