quarta-feira, 8 de agosto de 2012

NOTA IMPORTANTE SOBRE A GREVE


O Diretório Central dos Estudantes, entidade eleita democraticamente pelos estudantes da FURG, vem por meio desta trazer esclarecimentos sobre a greve estudantil, dos técnicos e docente.





Esclarecemos primeiramente que todas as greves seguem. Qualquer manifestação contrária a isso é inverídica. Em segundo ponto, deixamos claro que professores em greve não possuem o direito de exigir dos estudantes leituras e trabalhos em período de greve de estudantes também grevistas a não ser em casos de excepcionalidade que deve ser solicitada aos comandos de greve.





O DCE tem dialogado deste o início da greve com a Pró-reitoria de assuntos estudantis para garantir meios institucionais de moradia para as aulas no verão, aceleração das obras do prédio central para alojamento bem como trabalhado em seu caixa interno para alugar com recursos próprios um espaço adequado para uma república provisória para os estudantes que não forem contemplados pelos meios institucionais. Uma campanha de moradia solidária está sendo pensada junto à PRAE e aos demais estudantes.





Também estamos trabalhando para garantir acompanhamento no pós-greve de casos de assédio moral de professores e pela garantia da qualidade de ensino e justiça na reposição de aulas e avaliações.





Para a volta às aulas a agenda do DCE está sendo organizada para uma semana cultural e semana de esportes no mês de Novembro e debates com os candidatos à reitoria bem como à prefeitura municipal no mês de Setembro.





RESSALTAMOS QUE QUALQUER HISTÓRIA SOBRE SUSPENSÃO DO CALENDÁRIO ACADÊMICO E PERDA DO ANO TAMBÉM É INVERÍDICA. Historicamente a FURG já passou por greves de mais de cem dias e conseguiu repor seu calendário. A negociação de reposição deverá se dar após a greve e apenas pode ser dificultada pelo estender da greve. Cabe a nós fortalecer a pressão sobre o governo para que essa situação se encerre com ganhos.





Além disso, a negociação da pauta estudantil foi iniciada hoje em reunião com a reitoria e pode ser conferia no documento abaixo.





Toda e qualquer dúvida referente à greve pode ser encaminhada ao email dce@furg.br





DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES – DCE


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG


Av. Itália, Km 8 - Campus Carreiros - Rio Grande, RS / CEP: 96.203-900


E-mail: dce@furg.br / Telefone: (53) 3233-6768


CNPJ DCE-FURG: 87.746.772/0001-55








Ao reitor da Universidade Federal do Rio Grande,


Aos pró-reitores e pró-reitoras,


À Diretora do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa.





Nós do Diretório Central dos Estudantes (DCE) viemos através deste apresentar nossa pauta local de greve para negociação que foi aprovada em assembleia geral soberana de estudantes do dia 16 de Julho do corrente ano, essa convocada por este diretório e pela Comissão Geral de Greve Estudantil.





A Greve dos Estudantes da FURG foi deflagrada no dia 21 de Maio em assembleia convocada pelo DCE com milhares de estudantes presentes no Centro de Convivência. Como falado por professor na última assembleia dos docentes, a greve da categoria só tomou força por conta da iniciativa e empenho dos estudantes que fez com que muitos professores aderissem à mesma. Dessa forma nota-se a força do movimento estudantil da FURG e sua importância.





Destacamos que a pauta abaixo apresentada em grande parte já vem sido dialogada desde o ano passado pela gestão 2011 de nosso diretório e novamente pela gestão presente bem como pelos estudantes do campus saúde no que tange a assuntos específicos dessa área.





Pedimos uma reunião entre membros do DCE ,Comissão Geral de Greve Estudantil e reitoria (essa compreendida pelo reitor e demais pró-reitores) para que prazos e resultados efetivos sejam encaminhados, a fim de que possamos sair com saldo positivo de nossa greve. Sugerimos de pronto que as pautas abaixo que dependerem de recursos e encaminhamentos do MEC já sejam comunicadas e verificadas com o mesmo para melhor proveito de nossa negociação.





Pautas:





- Aquisição de um novo ônibus para prestar o serviço de transporte interno do Campus Carreiros, visto que os micro ônibus já não conseguem atender satisfatoriamente a demanda da comunidade universitária em todos os horários.








- Aquisição de um ônibus próprio da Universidade para viagens, como exemplo do carro nº 3 do patrimônio da FURG, possibilitando independência na utilização do mesmo em eventos, atividades acadêmicas, científicas, saídas de campo e representativas, como ocorre na UFRGS, UFPEL e Instituto Federal.





- Ampliação dos acervos das bibliotecas da Universidade com participação dos estudantes, maior número de armários na biblioteca central e discussão dos critérios para exemplares únicos, além de possibilidades alternativas do pagamento de multas por atraso, por exemplo, doação de alimentos, artigos, apresentações artísticas, livros usados, excluindo a multa pecuniária.





- Ampliação das Ciclovias de forma estratégica, consultando grupos de estudos e com participação efetiva dos estudantes em geral da universidade, no Campus Carreiros e nos acessos a ele.





- Melhorias dos ambulatórios para atendimento de emergência nos Campi da Universidade e presença de médicos e ambulância em todos os turnos.





- Criação, por parte da FURG, de novos espaços e a abertura de nova licitação para o serviço de prestação de fotocópias - visando melhor atendimento aos alunos, preços mais justos e fim do monopólio de empresa.





- Adequação e criação de espaços para CA’s e DA’s com planejamento feito pelos estudantes.





- Negociações dos critérios para abonos de faltas, questões extraordinárias e requerimento para a realização da segunda chamada de provas e trabalhos, e discussão sobre a questão da frequência mínima obrigatória mediante os paradigmas educativos e pedagógicos emergentes.





- Negociação junto às empresas de transporte e prefeitura municipal em prol do direito dos estudantes em utilizar os cartões de transporte estudantil após a meia-noite em todas as linhas, domingos, feriados e férias. Negociação pedindo novos horários e linhas FURG via bairros.





- Rechaço a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares -EBSHER como forma de gestão no Hospital Universitário Miguel Riet Corrêa Júnior.





- Incluir bolsa permanência e subsídios para estudantes que estão realizando o segundo curso de graduação e para os estudantes de pós-graduação (lato senso e stricto senso).





- Ampliação do atendimento psicológico a todos os cursos, e em todos os campi, sem prazo limite, com contratação de novos profissionais para o NAE.





- Aumento urgente do quadro de servidores da Universidade para que seja garantido os direitos de estagiários e iniciantes científicos para que estes não desempenhem as funções dos servidores.





- Realização das entrevistas e do processo de renovação de benefícios da assistência estudantil em dezembro, para agilizar os processos burocráticos e reduzir os ônus e as preocupações dos estudantes que tendem a ficar os primeiros meses do ano letivo sem apoio da assistência estudantil.





- Redução do Valor da refeição do RU a partir de uma cobertura maior por parte da FURG do subsídio parcial, levando o estudante a pagar um valor abaixo dos atuais R$2,50. Lembrando que temos um dos Restaurantes Universitários mais caros do Estado. E unificação dos tickets refeição para todos os RU’s.





- Aumento no valor e distribuição das bolsas permanência, a fim de buscar uma equivalência com as demais bolsas, a exemplo da CNPQ, e aumento do valor disponibilizado para assistência dentro da FURG.





- Implantação efetiva de áreas de preservação ambiental permanente no Campus Carreiros, uma vez que elas já existem.





- Implantação efetiva de um Plano de Segurança do Trabalho incluindo os laboratórios onde há aulas práticas e as atividades de bolsistas e estagiários.





- Implantação de um Plano de Controle e Monitoramento de Resíduos Sólidos, Laboratoriais e de Saneamento do Campus Carreiros e Hospital Universitário, com participação dos estudantes.





- Estender os benefícios estudantis aos polos de educação a distancia e campus em municípios que não sejam Rio Grande.





- Implantação de um sistema de controle e gerenciamento de obras e serviços já licitados, por meio de mecanismos de monitoramento da sua execução nos Campi da Universidade, com participação dos estudantes, técnicos e professores.





- Contratação imediata de professores e técnicos.





- Melhoria e ampliação da infraestrutura das salas de aula e laboratórios do Campus Saúde.





- Aumento do número de preceptores na ala clínica e cirúrgica do Hospital Universitário.





- Funcionamento noturno da farmácia do Hospital Universitário.





- Aquisição de novos aparelhos para o Campus Saúde, principalmente ultrassom, endoscópio e oftalmoscópio.





- Aquisição de materiais básicos de suma importância para o campus saúde, que estão faltosos: luvas, biombos, cadeiras de roda que caibam nos banheiros, macas e medicações.





- Melhoria no atendimento psicológico aos pacientes do HU.





Sendo o que tínhamos para o momento, aguardamos retorno positivo.





Diretório Central dos Estudantes


Gestão 2012. “É Proibido Estacionar!”


“A luta não pode parar!”








Rio Grande, 8 de Agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário