sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Ata do Conselho de CA's e DA's


Ata da Reunião do Conselho de DA’s e CA’s
Às 17H do dia 16/10 iniciou-se a reunião com os seguintes presentes: DCE, DARB, CABIO, CA ADMINISTRAÇÃO, CALO, CAGEO, CA ARQUIVOLOGIA, REPRESENTAÇÃO DA ENGENHARIA BIOQUÍMICA, CA PSICOLOGIA, DAFB E DIRETÓRIO ACADÊMICO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
Nesta reunião foram debatidos os seguintes temas:
1 – Alterações no estatuto do DCE;
2 – Ações para minimizar os prejuízos da greve;
3 – CONEB: 18 à 21/01 em Recife;
4 – Fórum social e Orçamento participativo.
O primeiro assunto debatido foi a inclusão do Estudante Gabriel do curso de Engenharia Bioquímica, ou seja, direito de voto no conselho. Passando essa etapa passou-se ao assunto do estatuto do DCE onde se propôs que fosse criada uma comissão para alteração do Estatuto e criação de um regimento interno. O Mauricio do Darb propôs que a eleição fosse feita em Outubro. O Cristiano do DCE deu explicações sobre o estatuto com relação à situação conflitante que é a questão de o processo eleitoral ter que ser realizado em Outubro e a gestão ter obrigatoriamente um ano de duração. A Mariana do Darb iniciou sua fala sobre a assembleia geral sobre o Estatuto. Ela lembrou que essa gestão atual do DCE teria um período menor de gestão, ou seja, seria uma gestão de transição. A Bruna do DCE sugeriu que a gestão seja encerrada antes do início das férias realizando assim o processo eleitoral durante esse período. Novamente o Mauricio colocou a importância da data do processo eleitoral ser em Outubro. Ele colocou a sugestão de iniciar o processo eleitoral depois do recesso para evitar problemas para todos os envolvidos. Novamente o Cristiano colocou a questão da greve que atrapalhou todo o processo de eleições fazendo com que obrigatoriamente as datas tivessem que ser adiadas. O estudante Ersom colocou questões judiciais achando que é mais importante a realização das eleições em Outubro. A Dany do DCE reforçou a ideia da Bruna, com a criação de uma comissão para reformulação do Estatuto. A Carol tomou a fala para fazer uma pergunta com relação a tomada de posse da seguinte gestão após a eleição. A Mariana propôs que a comissão fosse criada na próxima Assembleia Geral com uma maior representatividade. O Cassiano tomou a fala para reforçar a importância da realização do processo eleitoral depois do recesso sob o regimento de um novo estatuto e regimento interno. O Gabriel colocou a importância da formulação de um Regimento Interno para a próxima gestão. A Dany do DCE colocou a questão de alteração do Estatuto ser feita na Assembleia Geral e propôs que a comissão eleitoral fosse chamada no período de Dezembro. O Eduardo Gale trouxe um documento anunciando saída da gestão. Foi iniciada a votação sobre quando deverá ser realizado o processo eleitoral com duas propostas: Inicio do processo eleitoral no final de Novembro e início de Dezembro ou eleições agora em Outubro. Por 11 votos a zero favorável a uma eleição no dia 1 de Novembro através de Assembleia Geral onde será retirada uma comissão eleitoral que regulará todo o processo lançando edital entre 26 à 30 de Novembro. Foi proposto que a nova gestão terá um prazo de dois meses, após a posse, para reformulação do Estatuto a partir de uma Assembleia Geral. Passou-se à seguinte pauta que é o CONEB onde foram passadas pela Dany todas as informações sobre o congresso. Foi colocado a importância de uma realização de um conselho de DA’s e CA’s, para debater as teses que serão apresentadas pelo congresso com os delegados já eleitos. Colocou-se também a criação de uma comissão de estudos para debater as teses do congresso. Passou-se então a próxima pauta que é o fórum social e orçamento participativo onde propôs que seja retirada uma comissão para debater a criação de um orçamento participativo que será levado à PRAE. Do ciclo dos debates sobre o CONEB foram indicados:
Eduardo Machado pato-edu@hotmail.com
Marlon Campos marlonfjp@gmail.com
Carolina Amorin carol.amorinsb@gmail.com
Karine Reibrich karinereibrich@hotmail.com
Sobre o orçamento e o fórum participativo foram indicados:
Mauricio Colferai mscolferai@hotmail.com
Marina Trentim fj.marina@gmail.com
Ricardo Gabriel rikhubner@gmail.com
Ana Carolina Paes anacarolina-paes@hotmail.com
Karine Reibrich karinereibrich@hotmail.com
 Em seguida passou-se a pauta de greve e os prejuízos gerados. Foi posto o que a PRAE já ofereceu aos estudantes como o auxílio moradia, a recolocação de estudantes, a questão da festa do DCE que geral cerca de 3 mil reais para auxiliar os estudantes, outra questão foi a acolhida solidária. Outra questão é a questão pedagógica. Foi colocado que alguns professores estão tomando ações que estão prejudicando os estudantes. Foi informado que os estudantes de determinado curso procurem inicialmente a unidade de curso para resolver seus problemas. Caso não tenha solução o problema será encaminhado ao conselho de unidade e por último ao COEPEA. Foi colocado pelo Cristiano a importância de o estudante não se sentir intimidado por professores e procurarem as medidas cabíveis. O Gabriel reforçou a ideia do Cristiano posta anteriormente ele reforçou também a questão da hospedagem solidária. O Mauricio colocou a questão do esclarecimento de quantos estudantes serão englobados nos programas e projetos relacionados à questão de moradia. Ficou decidido que fica a cargo do sistema da FURG o processo de seleção aos programas de auxilio, ficando a cargo dos DA’s e CA’s para a divulgação. Ficou a cargo do DCE que procuremos a PRAE para que esta repasse o censo de estudantes que serão atingidos por esse problema para que depois os DA’s e CA’s façam a divulgação.

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