domingo, 2 de agosto de 2015

Posicionamento do DCE-FURG sobre adesão à EBSERH



A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) assinou o contrato de adesão do HU-FURG à EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), na manhã de 23/07, quinta-feira. O ato contou com a presença do Presidente da Ebserh, Newton Lima. Na tarde de 23/07, o coordenador geral do DCE FURG, gestão Reação – Por Um Novo DCE, Fernando Uberti Machado, compareceu a uma reunião técnica realizada na FAMED/FURG, com a presença do presidente Newton Lima, Reitora, Pró-Reitores, Direção do HU-FURG, técnicos, docentes e residentes. Nela, se expôs a situação do Hospital Universitário e as perspectivas pós-adesão, incluindo o lançamento breve de concurso público com 1043 vagas, com nomeações previstas já para janeiro/2016. 

A gestão Reação - Por Um Novo DCE, desde o momento da campanha eleitoral ao Diretório Central, manifestou seu apoio convicto à adesão do HU-FURG. Entendíamos, já naquele período, que a situação falimentar por que passam os Hospitais Universitários (em recursos financeiros e humanos) só apresentava em seu horizonte uma solução: EBSERH. E reiteradas vezes, ao longo de 2015, enfatizamos junto á Reitoria a necessidade de uma solução para o imbróglio interminável (jurídico e político) acerca da adesão, o que somente penalizava estudantes, funcionários e pacientes. O que felizmente se consumou na última semana. Logicamente, chegamos ao estágio EBSERH pelo claro descompromisso do governo federal com a saúde pública de nosso país, pela falta de alternativas à sistemática atual, mas também pela ineficácia de um modelo administrativo fadado ao fracasso.

A EBSERH traz inovações nesse sentido, com uma gestão mais eficiente, ágil, meritocrática, algo que ao menos representa um avanço relativo ante à lógica geral de ineficiência do serviço público brasileiro. Desde o orçamento, passando pelos recursos humanos e a estrutura organizacional, teremos uma administração que viabilizará volume de recursos muito maiores. Como consequência desse volume maior de recursos e de uma gestão hospitalar mais eficiente, teremos uma melhoria considerável na formação de nossos alunos, tão prejudicada atualmente devido ao sucateamento de nossos HUs, formação esta que deve ser o objetivo central do HU-FURG, sua razão de ser. Além disso, o atendimento aos pacientes será mais qualificado e os funcionários contarão com melhor remuneração e plano de carreira que valoriza os bons servidores.

O Hospital Universitário continuará 100% SUS, como hospital-escola e unidade de ensino da FURG, a EBSERH é uma empresa pública.

Quanto aos desdobramentos da adesão, o DCE-FURG, como já é de conhecimento da Reitoria, tem algumas reivindicações que considera pertinentes, as quais defenderá até o fim do processo, sempre em busca de um HU-FURG melhor:

1) Manutenção da atual diretoria do HU-FURG até o fim do seu mandato (fim de 2016).

2) Que a escolha do Supervisor (a) (o equivalente a Diretor) do HU-FURG, após 2016, se dê pela Reitoria da Universidade, obedecendo ao Regimento Interno da EBSERH e reforçando a natureza de hospital-escola e vínculo do HU com a Universidade, enquanto unidade de ensino e pesquisa.

3) Que seja respeitada a autonomia da Direção/Supervisão do HU-FURG para nomeação dos cerca de 70 cargos de indicação da nova estrutura organizacional (gerências, chefias de unidade, setor etc..), sempre pautadas pela competência técnica e pelo olhar de quem vive o Hospital há décadas, não permitindo-se loteamento político ou ingerências indevidas.

Reação – Por um novo DCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário