segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

FURG inicia mobilização contra o Zika Vírus



A situação de emergência de Saúde Pública enfrentada por diversas regiões do País, em decorrência da proliferação do mosquito Aedes aegypti, mobiliza a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em ações de conscientização da comunidade e de controle de focos de risco. Como parte do empenho em nível nacional, a Universidade lançou campanha na manhã de quinta-feira (11) para o combate à proliferação do mosquito responsável pela transmissão da Dengue, da Febre Chikungunya e do vírus Zika

Em reunião no gabinete da Reitora, com representantes das Pró-Reitorias e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), foram definidas estratégias conjuntas para orientar a comunidade regional sobre a transmissão do vírus e eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito nas estruturas dos campi. O movimento da FURG, em colaboração com outras instituições, integra as ações nacionais organizadas pelos Ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC). "A nossa intenção é incentivar cada vez mais a cultura do cuidado, fortalecendo as nossas ações e orientando a comunidade", explica a reitora da FURG, Cleuza Dias. 

Como resultado, diversos movimentos de combate à disseminação do Zika Vírus estão previstos na FURG, como a varredura dos campi e a distribuição de materiais explicativos principalmente nos espaços em que a FURG atua em constante contato com a comunidade, como o Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente (Caic) e o Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar). As atividades da Acolhida Solidária/Cidadã e o período de solicitações de matrículas para os cursos de graduação da FURG também serão objetos de intervenção. Internamente, como medida preventiva, cada setor administrativo ficará responsável por organizar formas de controle de focos de risco.

Site

O portal da FURG também entrou na campanha. Desde quinta-feira (11), o site veicula uma propaganda da campanha #ZikaZero, do Governo Federal, em que os mosquitos, vetores do vírus, sobrevoam a tela. Ao passar o cursor, é possível que o usuário elimine os insetos. Como matá-los não é a solução, uma mensagem é exibida, alertando para a importância de prevenir que o aedes aegypti procrie-se e as formas de fazê-lo.

Fonte:  http://www.furg.br/index.php?id_noticia=26831

Nenhum comentário:

Postar um comentário