terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Posse da gestão 2016: Farol Sul



Estimados membros da gestão cessante e de outras chapas,
Estudantes e colegas da Universidade Federal do Rio Grande,
Boa noite,

Na última sexta-feira, 18, durante a Assembleia Geral Ordinária realizada no Prédio do Movimento Estudantil, a ex-chapa e agora oficialmente gestão Farol Sul foi empossada para a Coordenadoria Executiva do Diretório Central dos Estudantes de 2016. Na mesma oportunidade, também se tratou da prestação de contas da gestão 2015.

É, para a gestão Farol Sul, antes de tudo, uma honra ter recebido a confiança dos estudantes da FURG - que acreditaram em um projeto de um DCE realmente representativo como diretriz norteadora - e que assim, ao assumirmos a gestão da entidade, também assumimos a responsabilidade de honrar o seu nome e credibilidade. Os mais de 40 anos de história do DCE-FURG exigem uma representação compromissada com o diálogo, a seriedade e a eficiência em gestão.

Acreditamos que somos mais do que representantes, somos princípios. Não foi sem motivo que citamos anteriormente a frase do físico alemão Albert Einstein, ipsis litteris: "Todas as coisas brilhantes e virtuosas derivam do trabalho de indivíduos que puderam criar em liberdade". Assim, defenderemos sempre a democracia, a igualdade de direitos e a liberdade, fazendo de nossa causa a nossa casa!

Nossa primeira responsabilidade é com aqueles que dependem de assistência estudantil para poder continuar seus estudos. Bolsa permanência, moradia estudantil e alimentação para os estudantes mais vulneráveis, com um RU de qualidade e contemplativo, é um dever da Universidade. O mérito é um de nossos princípios. Portanto, nada mais justo que a Universidade recompense aqueles alunos que, sabemos, pelos diferentes pontos de partida, enfrentaram maiores dificuldades para conquistar o limitado acesso à Universidade pública. Essas causas também são nossas.

Além disso, precisamos nos preocupar com o cotidiano universitário para permitir que a FURG cumpra seus objetivos, quais sejam: “buscar educação em sua plenitude, despertando a criatividade e o espírito crítico e propiciando os conhecimentos necessários à transformação social; formar homens cultural, social e tecnicamente capazes; promover a integração harmônica entre o homem e o meio ambiente”. Para cumprir esses objetivos, prima-se apoiar o investimento aplicado em pesquisa e inovação; buscar o aprendizado prático, a responsabilidade socioambiental e o empreendedorismo através de empresas juniores e projetos de extensão; garantir a segurança e integridade física dos estudantes, professores e funcionários; e assegurar os devidos investimentos em infraestrutura que combinem uma expansão universitária que não atropele o objetivo de excelência acadêmica.

Sabemos que a FURG tem uma vocação de pluralidade. O DCE representa os estudantes. Contudo, seria petulante e autoritário achar que as iniciativas estudantis se resumem àquilo que determina o DCE. Entendemos que o DCE deve apoiar as iniciativas estudantis. O DCE deve servir aos estudantes - e não dirigi-los. Por este motivo, temos a plena convicção de que os diversos grupos, coletivos e indivíduos que compõem a comunidade acadêmica continuarão a levantar causas importantes em todas as esferas da realidade. Serão causas múltiplas, diversas, contraditórias. E é da pluralidade, das diferenças, do debate que deriva a beleza da liberdade.

Assim, assumimos outro compromisso em nome da nova gestão do Diretório Central dos Estudantes. Não fecharemos a gestão a outros grupos. Nenhum sistema representativo é perfeito - e isso também se verifica nas esferas governamentais, mas os resultados serão muito melhores com respeito mútuo, diálogo, trabalho conjunto e tolerância.

Como afirmamos no começo, a nossa essência são os nossos princípios. Mas, se nossa essência são os nossos princípios, nossa gestão é o nosso trabalho. Que nos tomem por nossas ações e assim entendam nossos princípios, não o contrário.

O trabalho já começou e quem quiser ajudar é muito bem vindo, há muito a ser feito. Vai ser difícil, nós sabemos, mas vai compensar. A FURG tem tudo para estar no topo, sair de conceito 4 para conceito 5. Essa gestão trabalhará porque cada um de nós acredita nisso! Mesmo que alguns tentem impedir esse trabalho, continuaremos firmes. Em respeito aos nossos eleitores, em respeito a todos os alunos e alunas, à comunidade acadêmica e à sociedade brasileira que nos mantém.

Gestão Farol Sul
Diretório Central dos Estudantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário